Educação | Sustentabilidade | Gastronomia | Empreendedorismo
2º Encontro Origem UFRJ
2º Encontro Origem UFRJ

2º Encontro Origem UFRJ

por Isis Fonseca Sá

Entre os dias 2 e 5 de maio, no Parque Tecnológico da UFRJ, ocorreu uma importante etapa do ciclo formativo de empreendedores. Durante essa semana, foi promovida uma série de encontros presenciais voltados para o planejamento dos negócios. No primeiro dia, houve uma reunião entre os postulantes ao selo SOU e os mentores do Projeto Origem UFRJ – especialistas que acompanharão mais de perto demandas específicas e individuais dos empreendedores.

Encontro presencial de 2 de maio.

Nos dias 3,4 e 5, o diretor-executivo da Colaborativa Tecnologia, Daniel Zandoná, ministrou um workshop de Planejamento Ágil. A oficina promoveu interação, atualização das principais tendências de mercado e aprendizado para os gestores. Foi estimulada a troca de ideias e experiências entre os participantes, os quais foram provocados a pensar seus negócios nos diversos aspectos que os impactam.

Daniel Zandoná e empreendedoras do projeto.

Por meio de atividades práticas, os empreendedores foram convidados a colocar no papel (literalmente) objetivos, metas, valores pessoais e profissionais que nortearão seus negócios nos próximos meses. Além disso, tiveram a chance de exercitar a criatividade e de participar de dinâmicas interativas. Recorrendo a estratégias como um baralho de gravuras ou a perguntas como “Planeja ou sai fazendo? Quem é você?”, o facilitador ajudou cada um dos presentes a fazer um diagnóstico da situação atual do seu empreendimento. Ao trazer questões ligadas às últimas tendências do mercado gastronômico, propôs criar um entendimento do cenário externo que envolvia o negócio de cada participante. 

Continuidade do encontro
Empreendedora do projeto em ação

Ao final de 3 dias de atividades, cada empreendedor tinha em mãos o planejamento visual do seu negócio, no qual estavam definidas: a razão de existir do empreendimento, pontos fortes, diferenciais e melhorias a serem feitas, avaliação de oportunidades, riscos e o contexto local, objetivos, metas e ações que pautarão o percurso do empreendimento. Tão importante quanto o planejamento em si, foi perceber a mudança das pessoas.

Equipe organizadora e de apoio

Alguns participantes, especialmente aqueles que têm seus negócios ainda em fase de maturação, demonstraram que, ao finalizar o workshop, estavam mais motivados e mais conscientes das atitudes que precisam tomar para desenvolver seus projetos.